Essencial no crescimento infantil, a audição desempenha um papel muito importante no desenvolvimento da linguagem e da fala. Isso porque, a capacidade de ouvir e diferenciar sons permite que as crianças consigam se comunicar e interagir socialmente.
Dentre as principais causas de perda auditiva infantil, podemos destacar infecções, lesões, exposição a ruídos intensos, uso de medicamentos ototóxicos e histórico familiar.
Para o diagnóstico inicial, uma triagem neonatal – o conhecido teste da orelhinha – é indispensável e deve ser realizada logo após o nascimento do bebê. Além disso, a audiometria infantil, que utiliza técnicas específicas para avaliar a audição da criança, também é indicada.
Após identificada a perda auditiva infantil, o uso do aparelho adequado para a idade pode tratar ou gerenciar essa condição. Com a missão de amplificar os sons e ajudar os pequenos a ouvirem de forma mais clara, eles são compostos por três partes principais:
– Microfone: capta os sons do ambiente e os converte em sinais elétricos;
– Amplificador: aumenta esses sinais elétricos para torná-los mais audíveis;
– Receptor: converte os sinais amplificados de volta em ondas sonoras.
Os aparelhos auditivos mais indicados para as crianças são os retroauriculares, por serem mais duráveis, leves e discretos.
A Fluis trabalha com os aparelhos da Widex, marca referência no mercado. Na hora de escolher o modelo ideal para o seu filho, conte com o auxílio das nossas fonoaudiólogas.