Definido como um som que tem origem no ouvido e não no ambiente, o zumbido também é conhecido como tinnitus.
Na maioria dos casos, esse som irritante pode ser sentido apenas pelo paciente, dificultando a investigação do problema.
Ele pode se manifestar como um chiado, apito, cigarra, cachoeira ou panela de pressão. Alguns ouvem o zumbido somente no silêncio, enquanto outros escutam durante todo o dia.
Apesar de não ser uma doença específica, esse sintoma pode ter várias causas, como o excesso de cera, infecções ou lesões no ouvido.
O tratamento para essa condição pode variar. Nos casos de ligação com a perda auditiva, recomenda-se o uso contínuo dos aparelhos auditivos para que a estimulação sensorial aconteça e o zumbido fique imperceptível.
Mas, caso o problema não tenha relação com a perda auditiva, é necessária uma investigação multiprofissional para identificar os pontos que desencadeiam o zumbido. O médico otorrinolaringologista pode te auxiliar nesse diagnóstico.
Ao primeiro sinal, não hesite em procurar ajuda. A equipe de fonoaudiólogas da Fluis pode te orientar da melhor forma! Entre em contato conosco.